SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26ARI CUNHA AND THE CRITICISMS TOWARDS THE EDUCATION SYSTEM OF BRASÍLIA PUBLISHED IN THE COLUMN VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)THE RECEPTION IN SPAIN OF ALTERNATIVE SYSTEMS OF MUSICAL EDUCATION AT THE EARLY TWENTIETH CENTURY: FELIPE PEDRELL AND MUSICALERÍAS (1906) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SOSENSKI, Susana. A EDUCAÇÃO POLÍTICA DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EXPROPRIAÇÃO DE PETRÓLEO NO MÉXICO (1938-1940). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120295.  Epub Nov 30, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120295.

Neste artigo, analiso a educação política que o Estado Cardenista promoveu entre as crianças em idade escolar em torno da expropriação de petróleo no México em 1938. O Estado Cardenista, através dos programas escolares concebidos em torno da expropriação de petróleo, não só trouxe eventos políticos para dentro da sala de aula com base no pressuposto de que as crianças tinham a capacidade de entender o conflito petrolífero e que era sua obrigação estar ciente do que isso implicava, mas também convidou as crianças a assumir um papel de liderança e ativo nas discussões políticas nacionais, encorajando-as a expressar suas opiniões e a se tornarem ativistas políticos. Isto mostra que a participação infantil, longe de ser uma característica inerente à infância, é uma ação ideológica, histórica e culturalmente situada.

Keywords : educação política; educação econômica; participação infantil; cardenismo; expropriação de petróleo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )