SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26ARI CUNHA Y LA CRÍTICA DEL SISTEMA EDUCATIVO EN BRASÍLIA EN LA COLUMNA VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)LA RECEPCIÓN EN ESPAÑA DE SISTEMAS ALTERNATIVOS DE EDUCACIÓN MUSICAL EN LOS ALBORES DEL SIGLO XX: FELIPE PEDRELL Y MUSICALERÍAS (1906) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SOSENSKI, Susana. A EDUCAÇÃO POLÍTICA DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EXPROPRIAÇÃO DE PETRÓLEO NO MÉXICO (1938-1940). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120295.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120295.

Neste artigo, analiso a educação política que o Estado Cardenista promoveu entre as crianças em idade escolar em torno da expropriação de petróleo no México em 1938. O Estado Cardenista, através dos programas escolares concebidos em torno da expropriação de petróleo, não só trouxe eventos políticos para dentro da sala de aula com base no pressuposto de que as crianças tinham a capacidade de entender o conflito petrolífero e que era sua obrigação estar ciente do que isso implicava, mas também convidou as crianças a assumir um papel de liderança e ativo nas discussões políticas nacionais, encorajando-as a expressar suas opiniões e a se tornarem ativistas políticos. Isto mostra que a participação infantil, longe de ser uma característica inerente à infância, é uma ação ideológica, histórica e culturalmente situada.

Palabras clave : educação política; educação econômica; participação infantil; cardenismo; expropriação de petróleo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )