SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26THE RECEPTION IN SPAIN OF ALTERNATIVE SYSTEMS OF MUSICAL EDUCATION AT THE EARLY TWENTIETH CENTURY: FELIPE PEDRELL AND MUSICALERÍAS (1906)“[...] THE BRAZILIAN SO KNOWN AMONG US”: THE CIRCULATION OF LOURENÇO FILHO WORKS IN THE LIBRARIES OF MEXICO (1933 - 1963) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MICHEL, Caroline Braga  and  PERES, Eliane. PROFESSORAS GAÚCHAS PARTICIPANTES DA MISSÃO PEDAGÓGICA AO URUGUAI (1913-1914). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e119417.  Epub Nov 30, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/119417.

O objetivo principal deste artigo é apresentar e analisar a participação de dez professoras na missão de estudos enviada pelas autoridades gaúchas ao Uruguai nos anos de 1913 e 1914. Embora tenha se tornado expressivo o número de professoras atuando no ensino público primário já no início do século XX, ainda era pouco comum que elas realizassem viagens ou cursos no exterior no referido período. Assim, considerou-se relevante apresentar os propósitos da missão pedagógica, destacando quem eram essas mulheres, suas trajetórias e algumas de suas ações profissionais, dando, assim, visibilidade à participação feminina na configuração do campo intelectual da educação gaúcha. A contribuição desse artigo, que teve como subsídio os trabalhos de Miceli (1979), Perrot (2007) e Vieira (2015), é, portanto, na perspectiva de caracterizar e reconhecer as mulheres professoras como intelectuais.

Keywords : professoras; intelectuais; educação; missão pedagógica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )