SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA RECEPCIÓN EN ESPAÑA DE SISTEMAS ALTERNATIVOS DE EDUCACIÓN MUSICAL EN LOS ALBORES DEL SIGLO XX: FELIPE PEDRELL Y MUSICALERÍAS (1906)“[...] EL BRASILEÑO TAN CONOCIDO ENTRE NOSOTROS”: LA CIRCULACIÓN DE LAS OBRAS DE LOURENÇO FILHO EN LAS BIBLIOTECAS DE MÉXICO (1933 - 1963) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MICHEL, Caroline Braga  y  PERES, Eliane. PROFESSORAS GAÚCHAS PARTICIPANTES DA MISSÃO PEDAGÓGICA AO URUGUAI (1913-1914). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e119417.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/119417.

O objetivo principal deste artigo é apresentar e analisar a participação de dez professoras na missão de estudos enviada pelas autoridades gaúchas ao Uruguai nos anos de 1913 e 1914. Embora tenha se tornado expressivo o número de professoras atuando no ensino público primário já no início do século XX, ainda era pouco comum que elas realizassem viagens ou cursos no exterior no referido período. Assim, considerou-se relevante apresentar os propósitos da missão pedagógica, destacando quem eram essas mulheres, suas trajetórias e algumas de suas ações profissionais, dando, assim, visibilidade à participação feminina na configuração do campo intelectual da educação gaúcha. A contribuição desse artigo, que teve como subsídio os trabalhos de Miceli (1979), Perrot (2007) e Vieira (2015), é, portanto, na perspectiva de caracterizar e reconhecer as mulheres professoras como intelectuais.

Palabras clave : professoras; intelectuais; educação; missão pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )