SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“[...] EL BRASILEÑO TAN CONOCIDO ENTRE NOSOTROS”: LA CIRCULACIÓN DE LAS OBRAS DE LOURENÇO FILHO EN LAS BIBLIOTECAS DE MÉXICO (1933 - 1963)ESTRATEGIAS POLÍTICAS INTERNACIONALES EN «EDUCACIÓN AMBIENTAL». ESPAÑA 1970-1980 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias  y  COSTA, Jean Carlo de Carvalho. “BELA ESCOLA DE CIVISMO”: O ESCOTISMO COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e117627.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/117627.

O presente artigo tem por fito analisar a prática do escotismo no Brasil no início do século XX, problematizando como este método de educação extraescolar foi apropriado pelos intelectuais e autoridades políticas para o disciplinamento moral, cívico e físico da infância e juventude, associadas, neste momento, a “grandeza” da nação. Para alcançar o objetivo proposto, fizemos um cruzamento entre a análise das fontes impressas a saber: revistas O Tico-Tico e Ilustração Brasileira, leis e decretos com as contribuições de autores, tais como Foucault (1987), Nagle (2009), Nascimento (2004), Souza (2000, 2018), Nascimento (2008), entre outros. Destarte, constatamos que no Brasil o método de Baden-Powell foi convertido em uma escola de civismo para moldar o comportamento do futuro cidadão da Pátria brasileira.

Palabras clave : escotismo; Brasil; infância; juventude.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )