SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“[...] EL BRASILEÑO TAN CONOCIDO ENTRE NOSOTROS”: A CIRCULAÇÃO DAS OBRAS DE LOURENÇO FILHO NAS BIBLIOTECAS DO MÉXICO (1933 - 1963)ESTRATÉGIAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS EM "EDUCAÇÃO AMBIENTAL". ESPANHA 1970-1980 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias  e  COSTA, Jean Carlo de Carvalho. “BELA ESCOLA DE CIVISMO”: O ESCOTISMO COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e117627.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/117627.

O presente artigo tem por fito analisar a prática do escotismo no Brasil no início do século XX, problematizando como este método de educação extraescolar foi apropriado pelos intelectuais e autoridades políticas para o disciplinamento moral, cívico e físico da infância e juventude, associadas, neste momento, a “grandeza” da nação. Para alcançar o objetivo proposto, fizemos um cruzamento entre a análise das fontes impressas a saber: revistas O Tico-Tico e Ilustração Brasileira, leis e decretos com as contribuições de autores, tais como Foucault (1987), Nagle (2009), Nascimento (2004), Souza (2000, 2018), Nascimento (2008), entre outros. Destarte, constatamos que no Brasil o método de Baden-Powell foi convertido em uma escola de civismo para moldar o comportamento do futuro cidadão da Pátria brasileira.

Palavras-chave : escotismo; Brasil; infância; juventude.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )