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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
LOPEZ, Javier Cuenca. A INFLUÊNCIA POLÍTICO-EDUCACIONAL DA UNESCO NA SEGUNDA ETAPA DA DITADURA FRANCA ESPANHOLA E NA LEI GERAL DE EDUCAÇAO DE 1970. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e118753. Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/118753.
O ano de 1959 trouxe consigo uma nova etapa na esfera política na Espanha. A ditadura de Franco sofreu inúmeras mudanças em seu modelo político, econômico e social, promovendo uma nova política de abertura internacional. Estas mudanças foram realizadas também no campo educacional, buscando introduzir na Espanha novos modelos educacionais e pedagógicos que desencadearam uma reforma educacional abrangente, adaptada às necessidades da sociedade e da economia da época. Paralelamente, a Espanha iniciaria suas relações com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, fundamental para a elaboração e implementação da Lei Geral de Educação de 1970 e as mudanças educacionais que se pretendia introduzir na educação. Portanto, esta pesquisa explora e apresenta a influência que a UNESCO poderia exercer nas diferentes reformas realizadas no sistema educacional espanhol entre 1959 e 1970 e na concepção da Lei Geral de Educação.
Palabras clave : educação; franquismo; UNESCO; Espanha; influência.