SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26ESTRATEGIAS POLÍTICAS INTERNACIONALES EN «EDUCACIÓN AMBIENTAL». ESPAÑA 1970-1980EL SURGIMIENTO DE LA ECONOMÍA DE LA EDUCACIÓN. UNA PERSPECTIVA DESDE LA OCDE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LOPEZ, Javier Cuenca. A INFLUÊNCIA POLÍTICO-EDUCACIONAL DA UNESCO NA SEGUNDA ETAPA DA DITADURA FRANCA ESPANHOLA E NA LEI GERAL DE EDUCAÇAO DE 1970. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e118753.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/118753.

O ano de 1959 trouxe consigo uma nova etapa na esfera política na Espanha. A ditadura de Franco sofreu inúmeras mudanças em seu modelo político, econômico e social, promovendo uma nova política de abertura internacional. Estas mudanças foram realizadas também no campo educacional, buscando introduzir na Espanha novos modelos educacionais e pedagógicos que desencadearam uma reforma educacional abrangente, adaptada às necessidades da sociedade e da economia da época. Paralelamente, a Espanha iniciaria suas relações com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, fundamental para a elaboração e implementação da Lei Geral de Educação de 1970 e as mudanças educacionais que se pretendia introduzir na educação. Portanto, esta pesquisa explora e apresenta a influência que a UNESCO poderia exercer nas diferentes reformas realizadas no sistema educacional espanhol entre 1959 e 1970 e na concepção da Lei Geral de Educação.

Palabras clave : educação; franquismo; UNESCO; Espanha; influência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )