SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26UNESCO’S POLITICAL-EDUCATIONAL INFLUENCE ON THE SECOND STAGE OF THE SPANISH FRANCOIST DICTATORSHIP AND ON THE GENERAL EDUCATIONAL LAW OF 1970IN THE QUEST FOR A NEW TEACHER TRAINING IN LATE FRANCOISM: THE INTERNATIONAL APPROACH OF THE VIDA ESCOLAR JOURNAL (1958-1963) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GRANATA, Mattia. A ASCENSÃO DA ECONOMIA DA EDUCAÇÃO. UMA PERSPECTIVA OCDE. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e119531.  Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/119531.

A nova disciplina da economia da educação prometia soluções para os problemas derivados do atraso e do advento da educação de massa. A OEEC-OCDE foi fundamental na divulgação da nova abordagem da educação para o desenvolvimento, e esse compromisso também foi mediado pela Guerra Fria e, portanto, inspirado na Teoria da Modernização. Este artigo analisa o papel da OEEC-OCDE, o caso italiano, um dos espaços geográficos precursores na organização das políticas relacionadas com o sul da Europa, é abordado de forma específica. Essa área foi o alvo inicial das atividades de assistência técnica, e também um laboratório de novas visões e práticas de desenvolvimento.

Keywords : OEEC; OCDE; educação; desenvolvimento; planejamento; SVIMEZ.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English     · English ( pdf )