Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GRANATA, Mattia. A ASCENSÃO DA ECONOMIA DA EDUCAÇÃO. UMA PERSPECTIVA OCDE. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e119531. Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/119531.
A nova disciplina da economia da educação prometia soluções para os problemas derivados do atraso e do advento da educação de massa. A OEEC-OCDE foi fundamental na divulgação da nova abordagem da educação para o desenvolvimento, e esse compromisso também foi mediado pela Guerra Fria e, portanto, inspirado na Teoria da Modernização. Este artigo analisa o papel da OEEC-OCDE, o caso italiano, um dos espaços geográficos precursores na organização das políticas relacionadas com o sul da Europa, é abordado de forma específica. Essa área foi o alvo inicial das atividades de assistência técnica, e também um laboratório de novas visões e práticas de desenvolvimento.
Palabras clave : OEEC; OCDE; educação; desenvolvimento; planejamento; SVIMEZ.