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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GROVES, Tamar  y  GONZALEZ-DELGADO, Mariano. A PROCURA DE UMA NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO FINAL DO PERÍODO FRANCOÍSTA: A ABORDAGEM INTERNACIONAL DA REVISTA VIDA ESCOLAR (1958-1963). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e119632.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/119632.

Este artigo estuda o modelo de formação de professores que foi tentado no final da Espanha francoísta através da revista Vida Escolar na sua primeira fase. Uma das principais instituições espanholas encarregadas de desenvolver a nova perspectiva foi o Centro de Documentação e Orientação Didáctica de Enseñanza Primaria (CEDODEP) através da referida revista. Este modelo foi inspirado pelas perspectivas positivistas e experimentais que tinham sido generalizadas no contexto internacional desde o primeiro terço do século XX. O papel central desempenhado pelos actores locais na canalização das perspectivas globais indicadas é salientado. As conclusões argumentam que é importante analisar elementos contextuais locais a fim de compreender como se processam os processos de transferência educacional global.

Palabras clave : transferência de educação; formação de professores; tardofranquismo; CEDODEP; vida escolar.

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