SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26IN THE QUEST FOR A NEW TEACHER TRAINING IN LATE FRANCOISM: THE INTERNATIONAL APPROACH OF THE VIDA ESCOLAR JOURNAL (1958-1963)EDUCATION FOR INTERNATIONAL UNDERSTANDING AFTER WWII - AN EDUCATION FOR HUMAN RIGHTS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GARCIA, Óscar José Martín. A DIPLOMACIA PÚBLICA DOS EUA E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO EM ESPANHA. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120202.  Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120202.

Nos anos 60, o Serviço de Estrangeiros dos EUA estabeleceu uma relação estreita entre a educação e a promoção do desenvolvimento económico em países da periferia global. Esta ligação levou a diplomacia dos EUA a preocupar-se com o atraso educativo da Espanha como um factor que impedia a modernização do país e, consequentemente, poderia ter efeitos adversos sobre os interesses políticos e estratégicos da superpotência. Para contrariar esta ameaça, o governo dos Estados Unidos empreendeu vários programas culturais, de comunicação e de formação destinados a elevar o nível da educação espanhola e a colocá-la ao serviço do desenvolvimento nacional. Este documento analisa a diplomacia pública norte-americana destinada a abrir a educação espanhola aos métodos e influências norte-americanas, a fim de estimular a sua modernização e reforma. O trabalho lança uma nova luz sobre a diplomacia educacional dos EUA em Espanha através de um estudo que aprofunda a intersecção entre a história da educação e a história do desenvolvimento internacional.

Keywords : diplomacia pública; educação; Estados Unidos; Espanha; década de 1960.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )