SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA BUSQUEDA DE UNA NUEVA FORMACIÓN DOCENTE EN EL TARDOFRANQUISMO: EL ENFOQUE INTERNACIONAL DE LA REVISTA VIDA ESCOLAR (1958-1963)EDUCACIÓN PARA LA COMPRENSIÓN INTERNACIONAL DESPUÉS DE LA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: ¿UNA EDUCACIÓN PARA LOS DERECHOS HUMANOS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GARCIA, Óscar José Martín. A DIPLOMACIA PÚBLICA DOS EUA E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO EM ESPANHA. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120202.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120202.

Nos anos 60, o Serviço de Estrangeiros dos EUA estabeleceu uma relação estreita entre a educação e a promoção do desenvolvimento económico em países da periferia global. Esta ligação levou a diplomacia dos EUA a preocupar-se com o atraso educativo da Espanha como um factor que impedia a modernização do país e, consequentemente, poderia ter efeitos adversos sobre os interesses políticos e estratégicos da superpotência. Para contrariar esta ameaça, o governo dos Estados Unidos empreendeu vários programas culturais, de comunicação e de formação destinados a elevar o nível da educação espanhola e a colocá-la ao serviço do desenvolvimento nacional. Este documento analisa a diplomacia pública norte-americana destinada a abrir a educação espanhola aos métodos e influências norte-americanas, a fim de estimular a sua modernização e reforma. O trabalho lança uma nova luz sobre a diplomacia educacional dos EUA em Espanha através de um estudo que aprofunda a intersecção entre a história da educação e a história do desenvolvimento internacional.

Palabras clave : diplomacia pública; educação; Estados Unidos; Espanha; década de 1960.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )