SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26U.S. PUBLIC DIPLOMACY AND THE MODERNIZATION OF EDUCATION IN SPAINHISTORY OF EDUCATION AND INTERNATIONAL ORGANIZATIONS: NEW DIRECTIONS FROM TRANSNATIONAL PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

TEIGE, Elisabeth  and  BRATHAGEN, Kjersti. EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO INTERNACIONAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS?. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120215.  Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120215.

O programa da UNESCO sobre educação para o entendimento internacional tinha o objetivo geral de contribuir para um mundo baseado na cooperação pacífica entre nações e povos após a Segunda Guerra Mundial. Tal educação, embora incluísse o fornecimento de conhecimentos aos alunos, centrava-se mais no ensino de habilidades, práticas e atitudes que cada indivíduo precisaria para viver pacificamente juntos além das fronteiras culturais e nacionais. O entendimento internacional como tal deveria ser uma defesa mental contra a guerra e as idéias totalitárias. Aqui, discutimos o conteúdo da educação para a compreensão internacional nos anos 40 e início dos anos 50, juntamente com idéias para sua implementação em diferentes regiões e nações. Ele girará em torno dos Seminários de Professores da UNESCO de 1946 a 1952, e seus focos sobre compreensão cultural e educação em direitos humanos dentro dos debates mais amplos da UNESCO sobre como ensinar a Compreensão Internacional.

Keywords : educação; UNESCO; direitos humanos; compreensão internacional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English     · English ( pdf )