SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA DIPLOMACIA PÚBLICA ESTADOUNIDENSE Y LA MODERNIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN ESPAÑAHISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y ORGANISMOS INTERNACIONALES: NUEVAS LÍNEAS DE TRABAJO EN PERSPECTIVA TRANSNACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

TEIGE, Elisabeth  y  BRATHAGEN, Kjersti. EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO INTERNACIONAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS?. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120215.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120215.

O programa da UNESCO sobre educação para o entendimento internacional tinha o objetivo geral de contribuir para um mundo baseado na cooperação pacífica entre nações e povos após a Segunda Guerra Mundial. Tal educação, embora incluísse o fornecimento de conhecimentos aos alunos, centrava-se mais no ensino de habilidades, práticas e atitudes que cada indivíduo precisaria para viver pacificamente juntos além das fronteiras culturais e nacionais. O entendimento internacional como tal deveria ser uma defesa mental contra a guerra e as idéias totalitárias. Aqui, discutimos o conteúdo da educação para a compreensão internacional nos anos 40 e início dos anos 50, juntamente com idéias para sua implementação em diferentes regiões e nações. Ele girará em torno dos Seminários de Professores da UNESCO de 1946 a 1952, e seus focos sobre compreensão cultural e educação em direitos humanos dentro dos debates mais amplos da UNESCO sobre como ensinar a Compreensão Internacional.

Palabras clave : educação; UNESCO; direitos humanos; compreensão internacional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )