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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

TEIGE, Elisabeth  e  BRATHAGEN, Kjersti. EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO INTERNACIONAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS?. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e120215.  Epub 15-Out-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/120215.

O programa da UNESCO sobre educação para o entendimento internacional tinha o objetivo geral de contribuir para um mundo baseado na cooperação pacífica entre nações e povos após a Segunda Guerra Mundial. Tal educação, embora incluísse o fornecimento de conhecimentos aos alunos, centrava-se mais no ensino de habilidades, práticas e atitudes que cada indivíduo precisaria para viver pacificamente juntos além das fronteiras culturais e nacionais. O entendimento internacional como tal deveria ser uma defesa mental contra a guerra e as idéias totalitárias. Aqui, discutimos o conteúdo da educação para a compreensão internacional nos anos 40 e início dos anos 50, juntamente com idéias para sua implementação em diferentes regiões e nações. Ele girará em torno dos Seminários de Professores da UNESCO de 1946 a 1952, e seus focos sobre compreensão cultural e educação em direitos humanos dentro dos debates mais amplos da UNESCO sobre como ensinar a Compreensão Internacional.

Palavras-chave : educação; UNESCO; direitos humanos; compreensão internacional.

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