SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCACIÓN PARA LA COMPRENSIÓN INTERNACIONAL DESPUÉS DE LA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: ¿UNA EDUCACIÓN PARA LOS DERECHOS HUMANOS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONZALEZ-DELGADO, Mariano  y  GROVES, Tamar. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: NOVAS LINHAS DE TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA TRANSNACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e124119.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/124119.

Este dossier analisa a importância das OIs na origem, desenvolvimento e reconfiguração dos sistemas nacionais de educação em vários países. Tenta estudar o impacto de percepções como a UNESCO, a OCDE, o Banco Mundial ou os fenômenos da diplomacia educacional nesse processo. Por outro lado, seu objetivo não é apenas estudar as influências internacionais das mencionadas Organizações Internacionais. Também pretende avançar no desenvolvimento da virada transnacional na História da Educação. Portanto, um de seus principais objetivos é investigar como se desenvolveu o fenômeno conhecido como arquitetura global da educação ou governança educacional global.

Palabras clave : Organizações Internacionais; Giro Transnacional; História da Educação; governança educacional global.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )