SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO INTERNACIONAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GONZALEZ-DELGADO, Mariano  e  GROVES, Tamar. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: NOVAS LINHAS DE TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA TRANSNACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e124119.  Epub 15-Out-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/124119.

Este dossier analisa a importância das OIs na origem, desenvolvimento e reconfiguração dos sistemas nacionais de educação em vários países. Tenta estudar o impacto de percepções como a UNESCO, a OCDE, o Banco Mundial ou os fenômenos da diplomacia educacional nesse processo. Por outro lado, seu objetivo não é apenas estudar as influências internacionais das mencionadas Organizações Internacionais. Também pretende avançar no desenvolvimento da virada transnacional na História da Educação. Portanto, um de seus principais objetivos é investigar como se desenvolveu o fenômeno conhecido como arquitetura global da educação ou governança educacional global.

Palavras-chave : Organizações Internacionais; Giro Transnacional; História da Educação; governança educacional global.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )