SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27SOCIAL STRUGGLES AND THE CONSTRUCTION PROCESS OF RURAL EDUCATION IN THE NORTH OF ESPÍRITO SANTOMARIANA COELHO: THE USE OF THE PREFACE AS A STRATEGY FOR LEGITIMIZING HER TRAJECTORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SANTOS, Neiva Caetano dos  and  CUNHA, Marcus Vinicius. HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO RETÓRICA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121537.  Epub May 20, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121537.

O ensaio de Hannah Arendt intitulado “A crise na educação”, publicado na década de 1950, atribui o fracasso da educação escolar nos Estados Unidos à corrente educacional denominada educação progressiva e à influência do Pragmatismo. Por ser elaborado originalmente na forma de conferência, o texto contém várias lacunas no tratamento desses temas. Este artigo procura suprir tais lacunas por meio de fontes historiográficas com o propósito de mostrar que Arendt seleciona determinados fatos para construir uma situação retórica - definida como uma situação problemática que chama a atenção da opinião pública - para a qual o ensaio é uma resposta argumentativa. O artigo conclui que o objetivo de “A crise na educação” não é discorrer sobre a história da educação, mas sobre as relações entre adultos e crianças na sociedade contemporânea, assunto que deve ser analisado à luz dos conceitos arendtianos.

Keywords : análise retórica; Hannah Arendt; educação progressiva; educação estadunidense.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )