SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LAS LUCHA SOCIAL Y EL PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE LA EDUCACIÓN EN EL CAMPO DEL NORTE DE ESPÍRITO SANTOMARIANA COELHO: EL USO DEL PREFACIO COMO ESTRATEGIA DE LEGITIMACIÓN DE SU TRAYECTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Neiva Caetano dos  y  CUNHA, Marcus Vinicius. HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO RETÓRICA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121537.  Epub 20-Mayo-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121537.

O ensaio de Hannah Arendt intitulado “A crise na educação”, publicado na década de 1950, atribui o fracasso da educação escolar nos Estados Unidos à corrente educacional denominada educação progressiva e à influência do Pragmatismo. Por ser elaborado originalmente na forma de conferência, o texto contém várias lacunas no tratamento desses temas. Este artigo procura suprir tais lacunas por meio de fontes historiográficas com o propósito de mostrar que Arendt seleciona determinados fatos para construir uma situação retórica - definida como uma situação problemática que chama a atenção da opinião pública - para a qual o ensaio é uma resposta argumentativa. O artigo conclui que o objetivo de “A crise na educação” não é discorrer sobre a história da educação, mas sobre as relações entre adultos e crianças na sociedade contemporânea, assunto que deve ser analisado à luz dos conceitos arendtianos.

Palabras clave : análise retórica; Hannah Arendt; educação progressiva; educação estadunidense.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )