SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27AS LUTAS SOCIAIS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTOMARIANA COELHO: O USO DO PREFÁCIO COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO DE SUA TRAJETÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SANTOS, Neiva Caetano dos  e  CUNHA, Marcus Vinicius. HANNAH ARENDT E A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO RETÓRICA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121537.  Epub 20-Maio-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121537.

O ensaio de Hannah Arendt intitulado “A crise na educação”, publicado na década de 1950, atribui o fracasso da educação escolar nos Estados Unidos à corrente educacional denominada educação progressiva e à influência do Pragmatismo. Por ser elaborado originalmente na forma de conferência, o texto contém várias lacunas no tratamento desses temas. Este artigo procura suprir tais lacunas por meio de fontes historiográficas com o propósito de mostrar que Arendt seleciona determinados fatos para construir uma situação retórica - definida como uma situação problemática que chama a atenção da opinião pública - para a qual o ensaio é uma resposta argumentativa. O artigo conclui que o objetivo de “A crise na educação” não é discorrer sobre a história da educação, mas sobre as relações entre adultos e crianças na sociedade contemporânea, assunto que deve ser analisado à luz dos conceitos arendtianos.

Palavras-chave : análise retórica; Hannah Arendt; educação progressiva; educação estadunidense.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )