SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27HANNAH ARENDT AND PROGRESSIVE EDUCATION: BUILDING A RHETORICAL SITUATIONA DECENT WOMAN, A COMPETENT TEACHER: BODY EDUCATION PRACTICES IN TEACHER EDUCATION (IEEL, 1970's) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

TOME, Dyeinne Cristina  and  CAMPOS, Nevio de. MARIANA COELHO: O USO DO PREFÁCIO COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO DE SUA TRAJETÓRIA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121633.  Epub May 20, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121633.

Este artigo trata do uso do prefácio como estratégia de reconhecimento da escritora Mariana Coelho (1857-1954) no ambiente cultural e intelectual de Curitiba e da capital brasileira (Rio de Janeiro). Esta análise far-se-á a partir do prefácio de duas de suas obras, a saber: O Paraná mental (1908) e A evolução do feminismo: subsídios para sua história (1933). Apoia-se nas discussões de Pierre Bourdieu (1987, 1996a, 1996b, 2004, 2007) e Jean-François Sirinelli (1996) a fim de explicitar como se deu o uso do prefácio, entre um conjunto de estratégias, no processo de inserção de Mariana Coelho no universo literário paranaense e no campo intelectual feminista brasileiro.

Keywords : Mariana Coelho; Prefácio como estratégia; Redes de sociabilidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )