SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MARIANA COELHO: EL USO DEL PREFACIO COMO ESTRATEGIA DE LEGITIMACIÓN DE SU TRAYECTORIALA IDEA DE LA UNIVERSIDAD MODERNA EN BRASIL: ANOTACIONES PARA LA HISTORIA Y HISTORIOGRAFÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MONTAGNINI CARDOZO, Mariana  y  HONORATO, Tony. UMA MULHER DECENTE, UMA PROFESSORA COMPETENTE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (IEEL, DÉCADA 1970). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e122829.  Epub 20-Mayo-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/122829.

Este artigo analisa, por meio de evidências históricas localizadas no Instituto Estadual de Educação de Londrina-PR (IEEL), quais foram as práticas de educação do corpo presentes na formação de professoras na década de 1970. A educação do corpo, seguindo as teorias de Norbert Elias, é um fenômeno humano histórico e processual equivalente às constantes apropriações civilizatórias por parte do indivíduo na vida em sociedade. As fontes históricas (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e outras) permitiram investigar a formação de professoras. Para análise, foram considerados três parâmetros: as práticas de controle, inspeção e vigilância; os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; e, as práticas educativas complementares. Como resultado, esperava-se das mulheres em formação de professoras um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados - dentro e fora da escola - e que as educavam em uma direção própria, a saber, uma mulher decente e uma professora competente.

Palabras clave : educação do corpo; Norbert Elias; educação da mulher; história da formação de professores/as.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )