SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MARIANA COELHO: O USO DO PREFÁCIO COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO DE SUA TRAJETÓRIAA IDEIA DE UNIVERSIDADE MODERNA NO BRASIL: NOTAS SOBRE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MONTAGNINI CARDOZO, Mariana  e  HONORATO, Tony. UMA MULHER DECENTE, UMA PROFESSORA COMPETENTE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (IEEL, DÉCADA 1970). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e122829.  Epub 20-Maio-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/122829.

Este artigo analisa, por meio de evidências históricas localizadas no Instituto Estadual de Educação de Londrina-PR (IEEL), quais foram as práticas de educação do corpo presentes na formação de professoras na década de 1970. A educação do corpo, seguindo as teorias de Norbert Elias, é um fenômeno humano histórico e processual equivalente às constantes apropriações civilizatórias por parte do indivíduo na vida em sociedade. As fontes históricas (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e outras) permitiram investigar a formação de professoras. Para análise, foram considerados três parâmetros: as práticas de controle, inspeção e vigilância; os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; e, as práticas educativas complementares. Como resultado, esperava-se das mulheres em formação de professoras um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados - dentro e fora da escola - e que as educavam em uma direção própria, a saber, uma mulher decente e uma professora competente.

Palavras-chave : educação do corpo; Norbert Elias; educação da mulher; história da formação de professores/as.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )