SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27UNA MUJER DIGNA, UNA DOCENTE COMPETENTE: PRÁCTICAS DE EDUCACIÓN DEL CUERPO EN LA FORMACIÓN DE MAESTRAS (IEEL, 1970's)ARTHUR RAMOS Y EL NIÑO PROBLEMA: CONEXIONES ENTRE PSICOANÁLISIS Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍAS CORRECCIONALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Alessandra Soares. A IDEIA DE UNIVERSIDADE MODERNA NO BRASIL: NOTAS SOBRE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e123300.  Epub 20-Mayo-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/123300.

Este artigo pretende explorar a dinâmica histórica que perpassou a construção da ideia de universidade moderna no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, bem como localizar historicamente a emergência das interpretações historiográficas que consolidaram uma direção unívoca para este processo. Fundamentados nos referenciais teóricos e metodológicos da história da educação, da história da historiografia e da história dos conceitos, analisamos os debates intelectuais promovidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE) e identificamos a variedade de concepções filosóficas e pedagógicas sobre como deveria ser organizado o ensino superior brasileiro. Em seguida, confrontamos estas concepções com as representações que a historiografia da educação, a partir da década de 1970, fez delas. Concluímos que essa historiografia assimilou uma ideia de universidade atemporal, desprovida de historicidade, que comprometeu a compreensão daqueles debates.

Palabras clave : História da Educação; Historiografia da Educação; Universidade; Modernidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )