SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ARTHUR RAMOS AND THE PROBLEM CHILD: CONNECTIONS BETWEEN PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION IN CORRECTION TECHNOLOGIESSTATE ACTIONS IN THE INHACORÁ INDIGENOUS LAND (1950-1960): EDUCATION, TERRITORY AND WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

FORTUNATO, Ivan  and  PORTO, Maria do Rosário Silveira. DAS INSPIRAÇÕES DE A. S. NEILL AO CENTENÁRIO DE SUMMERHIL: LIBERDADE, AUTOGOVERNO E FELICIDADE. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e125048.  Epub May 20, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125048.

Este artigo foi escrito por ocasião do centésimo natalício da fundação da escola britânica Summerhill. Fundada por A. S. Neill, em 1921, sob a tríade liberdade-autogoverno-felicidade, a escola tem mantido essa filosofia, pela crença de que somente crianças, livres, responsáveis pelas suas próprias atitudes e felizes podem transformar o mundo em um lugar melhor. Trata-se de uma revisão de literatura por meio da qual se pretende recuperar as fontes inspiradoras de Neill, encontradas em Ian Suttie, Homer Lane e Wilhelm Reich, articulando-as com sua própria percepção sobre educação. A intenção, ao descortinar as bases de Neill, é a de promover uma discussão necessária (e urgente) sobre uma outra escola, cujos princípios estejam voltados a um mundo menos opressor e mais livre.

Keywords : educação; autogoverno; felicidade; liberdade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )