SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ARTHUR RAMOS Y EL NIÑO PROBLEMA: CONEXIONES ENTRE PSICOANÁLISIS Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍAS CORRECCIONALESACCIONES DEL ESTADO EN LA TIERRA INDIGENA INHACORÁ (1950-1960): EDUCACIÓN, TERRITORIO Y TRABAJO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FORTUNATO, Ivan  y  PORTO, Maria do Rosário Silveira. DAS INSPIRAÇÕES DE A. S. NEILL AO CENTENÁRIO DE SUMMERHIL: LIBERDADE, AUTOGOVERNO E FELICIDADE. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e125048.  Epub 20-Mayo-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125048.

Este artigo foi escrito por ocasião do centésimo natalício da fundação da escola britânica Summerhill. Fundada por A. S. Neill, em 1921, sob a tríade liberdade-autogoverno-felicidade, a escola tem mantido essa filosofia, pela crença de que somente crianças, livres, responsáveis pelas suas próprias atitudes e felizes podem transformar o mundo em um lugar melhor. Trata-se de uma revisão de literatura por meio da qual se pretende recuperar as fontes inspiradoras de Neill, encontradas em Ian Suttie, Homer Lane e Wilhelm Reich, articulando-as com sua própria percepção sobre educação. A intenção, ao descortinar as bases de Neill, é a de promover uma discussão necessária (e urgente) sobre uma outra escola, cujos princípios estejam voltados a um mundo menos opressor e mais livre.

Palabras clave : educação; autogoverno; felicidade; liberdade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )