SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27DAS INSPIRAÇÕES DE A. S. NEILL AO CENTENÁRIO DE SUMMERHIL: LIBERDADE, AUTOGOVERNO E FELICIDADEMANUAIS E EDIÇÃO ESCOLAR EM NÁPOLES (1806-1820) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  e  COLLING, Adriana. AÇÕES DO ESTADO NA TERRA INDÍGENA INHACORÁ (1950-1960): EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TRABALHO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e126230.  Epub 20-Maio-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/126230.

Neste artigo analisamos ações do Estado na Terra Indígena (TI) Inhacorá, RS, nas décadas de 1950 e 1960, período em que crianças desta TI foram levadas para a Colônia Estadual de Férias de Itaí e para o Internato Rural Pedro Maciel. Focalizamos práticas educativas, exploração do território e do trabalho, a partir da análise do documento Com os Caingangue do Inhacorá, publicado originalmente em língua alemã por Fischer (1959). Apresentamos, igualmente, a percepção Kaingang diante destas ações a partir de trabalhos dos professores-pesquisadores Kaingang Cipriano (2014), Miguel (2015) e Policena (2020). No período estudado o Estado utilizou como estratégia civilizatória a combinação entre a escolarização e o trabalho, resultando na redução drástica do território e das liberdades, na sistemática exploração do trabalho indígena e em danos significativos nos processos próprios de aprendizagem desse povo. No entanto, destacamos a resistência Kaingang frente a essas violências.

Palavras-chave : Internato Indígena; Educação e Escola Kaingang; Internato Rural Pedro Maciel; Colônia de Férias de Itaí; Território e Trabalho Indígena.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )