SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LA JUNTA PARA AMPLIACIÓN DE ESTUDIOS Y LA FORMACIÓN MATEMÁTICA DEL PROFESORADO EN ESPAÑACULTURA ESCRITA Y TIPOGRAFÍAS EN MINAS GERAIS, BRASIL: CONDICIONES DE PRODUCCIÓN Y OFERTAS DE USO DE MATERIALES IMPRESOS A FINALES DEL SIGLO XIX Y PRINCIPIOS DEL XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha. PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO MEDIEVO: APROXIMAÇÕES ENTRE CASSIODORO E D. PEDRO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e125669.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125669.

O objetivo deste artigo é analisar duas propostas formativas em períodos limiares do medievo ocidental. A primeira é a proposta de Cassiodoro (490-591), que teve importância fundamental no desenvolvimento do projeto de formação monástica. A segunda é do Infante D. Pedro (1392-1449), personagem chave na formação do rei D. Duarte. Com base nos princípios da História Social, especialmente no que concerne à longa duração, a reflexão incide sobre a relevância do conhecimento passado como condição de conservação da sociedade no presente. Ressalte-se que, embora a finalidade dos projetos educacionais dos autores se distancie quanto a pessoa a ser formada, é possível estabelecer aproximações entre ambas no que se refere modo como os autores fizeram uso do conhecimento do passado, da história e da memória para apresentar projetos sociais e políticos que assegurassem a organização e a preservação da cultura em seus respectivos tempos históricos.

Palabras clave : Intelectuais; história da educação medieval; mosteiro; governo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )