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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha. PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO MEDIEVO: APROXIMAÇÕES ENTRE CASSIODORO E D. PEDRO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e125669.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125669.

O objetivo deste artigo é analisar duas propostas formativas em períodos limiares do medievo ocidental. A primeira é a proposta de Cassiodoro (490-591), que teve importância fundamental no desenvolvimento do projeto de formação monástica. A segunda é do Infante D. Pedro (1392-1449), personagem chave na formação do rei D. Duarte. Com base nos princípios da História Social, especialmente no que concerne à longa duração, a reflexão incide sobre a relevância do conhecimento passado como condição de conservação da sociedade no presente. Ressalte-se que, embora a finalidade dos projetos educacionais dos autores se distancie quanto a pessoa a ser formada, é possível estabelecer aproximações entre ambas no que se refere modo como os autores fizeram uso do conhecimento do passado, da história e da memória para apresentar projetos sociais e políticos que assegurassem a organização e a preservação da cultura em seus respectivos tempos históricos.

Palavras-chave : Intelectuais; história da educação medieval; mosteiro; governo.

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