SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO MEDIEVO: APROXIMAÇÕES ENTRE CASSIODORO E D. PEDROFORMAS DE SELEÇÃO DE INGRESSO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS. A BUSCA POR UM PERFIL ESTUDANTIL “IDEAL” (1969-1981) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FRADE, Isabel Cristina Alves da. CULTURA ESCRITA E TIPOGRAFIAS EM MINAS GERAIS: ALGUMAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS IMPRESSOS NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e125877.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125877.

Tendo como referência os estudos da história do livro e da cultura escrita, o artigo trabalha com a tipografia como um dos indicadores de circulação da cultura escrita em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX. Tomando como fonte anuários, almanaques e anúncios são recuperadas algumas condições técnicas das tipografias e o papel que exercem na relação com instâncias como livrarias e papelarias. A partir dos anúncios é feito um inventário de ofertas de impressão e mapeadas algumas esferas de usos e gêneros de escrita. Constata-se que prevalecem, nas ofertas, usos relacionados à vida financeira e comercial, seguidos daqueles ligados à vida cotidiana, informativa, publicitária, religiosa, civil e jurídica, escolar e literária. Conclui-se que a cultura impressa e manuscrita se mesclam nos gêneros e que a tipografia pode refletir as práticas sociais de escrita ao mesmo tempo em que as institui e inventa.

Palavras-chave : cultura escrita; tipografia; cultura impressa; cultura manuscrita.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )