SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“A MODEST COMMEMORATIVE TREE” - THE PRIMARY SCHOOL MAGAZINE AND THE Brazil's Centennial Independence. (SANTA CATARINA, 1922)HISTORICAL-EDUCATIONAL RESEARCH AND ITALIAN IMMIGRATION: A REVIEW OF STUDIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GOUVEIA, Relicler Pardim  and  VALENTE, Wagner Rodrigues. MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128105.  Epub July 31, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128105.

Este texto aborda os primeiros anos de vigência do chamado Movimento da Matemática Moderna - MMM. Em específico, analisa obra de referência para formação de professores dos primeiros anos escolares, tendo por objetivo verificar as transformações decorrentes do MMM. Utilizam-se, como ferramentas teóricas de análise, estudos sobre a construção de biografias de livros didáticos nos termos tratados por Pais (2010); Valente (2008) e Choppin (2004); ancorados na perspectiva da História Cultural (CHARTIER, 1990), tendo em vista usos e apropriações desse tipo de obra. Que elementos da matemática moderna estão presentes para serem ensinados nos primeiros anos escolares contidos no Manual Pedagógico para a Escola Moderna, orientando a formação de professores que ensinam matemática? Como resposta o estudo conclui que tal obra é referencial importante para a análise de um período de transição das referências para formação de professores, incorporando de modo periférico novos conteúdos, sem alterar a organização da aritmética de período anterior ao MMM.

Keywords : livro didático; matemática; formação de professores; Movimento da Matemática Moderna; ensino primário.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )