SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“UMA MODESTA ÁRVORE COMEMORATIVA” - A REVISTA DE ENSINO PRIMÁRIO E O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL (SANTA CATARINA, 1922)PESQUISA HISTÓRICO-EDUCATIVA E A IMIGRAÇÃO ITALIANA: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GOUVEIA, Relicler Pardim  e  VALENTE, Wagner Rodrigues. MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128105.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128105.

Este texto aborda os primeiros anos de vigência do chamado Movimento da Matemática Moderna - MMM. Em específico, analisa obra de referência para formação de professores dos primeiros anos escolares, tendo por objetivo verificar as transformações decorrentes do MMM. Utilizam-se, como ferramentas teóricas de análise, estudos sobre a construção de biografias de livros didáticos nos termos tratados por Pais (2010); Valente (2008) e Choppin (2004); ancorados na perspectiva da História Cultural (CHARTIER, 1990), tendo em vista usos e apropriações desse tipo de obra. Que elementos da matemática moderna estão presentes para serem ensinados nos primeiros anos escolares contidos no Manual Pedagógico para a Escola Moderna, orientando a formação de professores que ensinam matemática? Como resposta o estudo conclui que tal obra é referencial importante para a análise de um período de transição das referências para formação de professores, incorporando de modo periférico novos conteúdos, sem alterar a organização da aritmética de período anterior ao MMM.

Palavras-chave : livro didático; matemática; formação de professores; Movimento da Matemática Moderna; ensino primário.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )