SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: HACIA LAS MATEMÁTICAS MODERNAS PARA LOS PRIMEROS AÑOS ESCOLARESLAS GRAMÁTICAS DIDÁCTICAS DEL PORTUGUÉS A MEDIADOS DEL SIGLO XX: ANÁLISIS DE UN DOCUMENTO INÉDITO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CASTRO, Renata Brião de. PESQUISA HISTÓRICO-EDUCATIVA E A IMIGRAÇÃO ITALIANA: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128544.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128544.

O objetivo deste texto concentra-se em realizar uma revisão de literatura das pesquisas existentes sobre a temática da história da escolarização dos imigrantes italianos e descendentes. Os imigrantes italianos instalaram-se no Brasil, sobretudo, a partir das décadas finais do século XIX e organizaram diversas instituições, entre as quais as escolares. A pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer a produção existente sobre essas escolas e, assim, delinear tendências futuras de investigação. Deste modo, o estudo concentra-se em artigos publicados, teses, dissertações, livros e anais dos principais eventos na área da história da educação. Portanto, a metodologia segue a dos estudos de estado da arte. Com base no levantamento realizado, foi possível observar que algumas regiões brasileiras foram mais pesquisadas do que outros e há ainda muito a ser estudado sobre essas instituições escolares.

Palabras clave : Imigração italiana; escolarização; escolas italianas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )