SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27HISTORICAL-EDUCATIONAL RESEARCH AND ITALIAN IMMIGRATION: A REVIEW OF STUDIESTHE JOÃO PINHEIRO HUMAN RESOURCES CENTER AND THE IMPLEMENTATION OF ELEMENTARY AND MIDDLE SCHOOL CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

FONTES, Susana  and  COELHO, Sónia. GRAMÁTICAS DIDÁTICAS DO PORTUGUÊS EM MEADOS DO SÉCULO XX: ANÁLISE DE UM DOCUMENTO INÉDITO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128566.  Epub Aug 30, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128566.

Na primeira metade do século XX, vieram a lume numerosas gramáticas didáticas que se destinavam ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Muitos destes autores visavam o reconhecimento oficial das suas obras através da aprovação em concurso para uso oficial no sistema de ensino português. É nesta sequência que surge o documento inédito Parecer acerca de 7 (sete) gramáticas da língua portuguesa da autoria de Berta Valente de Almeida, no qual a autora analisa sete gramáticas da língua portuguesa, dando o seu parecer acerca de questões que vão desde a estrutura da obra a aspetos gramaticais específicos. Assim, com esta investigação, objetiva-se dar a conhecer a visão de uma autora experiente e qualificada acerca destas obras, particularmente no que respeita a questões relativas aos programas em vigor e a opções metodológicas seguidas pelos autores. Esta investigação se assenta numa metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia num confronto de diferentes tipos de fontes: as obras gramaticais dos autores mencionados, o documento redigido pela autora e as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa da época. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão dos manuais metalinguísticos de língua portuguesa que foram produzidos em meados do século XX.

Keywords : gramaticografia portuguesa; gramáticas didáticas; política do livro único; programas escolares; estratégias didáticas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )