SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PESQUISA HISTÓRICO-EDUCATIVA E A IMIGRAÇÃO ITALIANA: UMA REVISÃO DOS ESTUDOSO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS JOÃO PINHEIRO E A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DE 1º GRAU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FONTES, Susana  e  COELHO, Sónia. GRAMÁTICAS DIDÁTICAS DO PORTUGUÊS EM MEADOS DO SÉCULO XX: ANÁLISE DE UM DOCUMENTO INÉDITO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128566.  Epub 30-Ago-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128566.

Na primeira metade do século XX, vieram a lume numerosas gramáticas didáticas que se destinavam ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Muitos destes autores visavam o reconhecimento oficial das suas obras através da aprovação em concurso para uso oficial no sistema de ensino português. É nesta sequência que surge o documento inédito Parecer acerca de 7 (sete) gramáticas da língua portuguesa da autoria de Berta Valente de Almeida, no qual a autora analisa sete gramáticas da língua portuguesa, dando o seu parecer acerca de questões que vão desde a estrutura da obra a aspetos gramaticais específicos. Assim, com esta investigação, objetiva-se dar a conhecer a visão de uma autora experiente e qualificada acerca destas obras, particularmente no que respeita a questões relativas aos programas em vigor e a opções metodológicas seguidas pelos autores. Esta investigação se assenta numa metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia num confronto de diferentes tipos de fontes: as obras gramaticais dos autores mencionados, o documento redigido pela autora e as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa da época. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão dos manuais metalinguísticos de língua portuguesa que foram produzidos em meados do século XX.

Palavras-chave : gramaticografia portuguesa; gramáticas didáticas; política do livro único; programas escolares; estratégias didáticas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )