SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE JOÃO PINHEIRO HUMAN RESOURCES CENTER AND THE IMPLEMENTATION OF ELEMENTARY AND MIDDLE SCHOOL CURRICULUMAESTHETIC EDUCATION IN THE PEDAGOGICAL DEBATE IN MINAS GERAIS (1920'S AND 1930'S) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

DALBOSCO, Claudio Almir  and  MARASCHIN, Renata. A CRISE DA FORMAÇÃO: LIMITES DO NEXO ENTRE MAIORIDADE E DEMOCRACIA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121900.  Epub Oct 31, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121900.

O ensaio investiga o problema da crise da formação em Theodor W. Adorno, tomando como interlocução crítica a reconstrução apropriativa de Adriano Januário e confrontando-a com outras interpretações do pensamento de Adorno. Argumenta, ocupando-se com o diagnóstico do tempo presente, com a teoria da quasiformação e com a educação para a maioridade, que para Adorno a pedagogia do esclarecimento baseada na capacidade humana de pensar por si mesmo é um núcleo forte de resistência contra mentalidades fascistas e autoritárias. Reflete também porque a opção de traduzir Mündigkeit por maioridade e Halbbildung por quasiformação não é somente uma questão de estilo, mas principalmente de conteúdo, que sem negar a emancipação (Emanzipation), torna a teoria adorniana da educação como resistência mais coerente com seu próprio diagnóstico de tempo presente desenvolvido nas décadas de 1950 e 1960 do século passado. Na parte final, o ensaio questiona o nexo entre maioridade e democracia pretendido por Adorno, buscado complementá-lo pela noção de democracia como forma de vida de John Dewey. Indica, com isso, uma possibilidade futura de investigação que busca a complementação recíproca das ideias educacionais destes dois autores.

Keywords : Educação; maioridade; resistência; fascismo; democracia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )