SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE CRISIS OF EDUCATION: LIMITS OF THE NEXUS BETWEEN ADULTHOOD AND DEMOCRACYBUSINESS AND CULTURAL DIPLOMACY IN THE 1939 INTERNATIONAL EXPOSITION OF EDUCATIONAL CINEMA IN ARGENTINA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

REZENDE, Nádia Bueno. A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO DEBATE PEDAGÓGICO EM MINAS GERAIS (DÉCADAS DE 1920 E 1930). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e124298.  Epub Oct 31, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/124298.

Proposições de educação estética foram pautas dos debates ocorridos no campo educacional em Minas Gerais/Brasil, durante as décadas de 1920 e 1930, quando, nacionalmente, uma renovação pedagógica era postulada. Neste artigo, buscamos os sentidos dessas proposições, embasados nos estudos de Rancière e Eagleton, que abordam a polissemia da estética na modernidade. Acessamos as concepções, prescrições e práticas que foram pautadas pelo argumento da educação estética, presentes em leis e decretos relativos ao ensino, em orientações mais amplas sobre educação expressas em periódicos que debatiam as novas propostas pedagógicas, e em proposições relacionadas a conteúdos específicos, tais como desenho, canto/música e ginástica. Sem embargo da polissemia observada, verificamos que os significados das proposições de educação estética frequentemente convergiram sobre a necessidade de modificar os hábitos e costumes das crianças, elevá-los por meio da educação de seus corpos, seus sentidos e sensibilidades, segundo padrões tidos como mais belos, higiênicos e nacionalistas.

Keywords : educação estética; educação; renovação pedagógica; Minas Gerais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )