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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

REZENDE, Nádia Bueno. A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO DEBATE PEDAGÓGICO EM MINAS GERAIS (DÉCADAS DE 1920 E 1930). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e124298.  Epub 31-Oct-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/124298.

Proposições de educação estética foram pautas dos debates ocorridos no campo educacional em Minas Gerais/Brasil, durante as décadas de 1920 e 1930, quando, nacionalmente, uma renovação pedagógica era postulada. Neste artigo, buscamos os sentidos dessas proposições, embasados nos estudos de Rancière e Eagleton, que abordam a polissemia da estética na modernidade. Acessamos as concepções, prescrições e práticas que foram pautadas pelo argumento da educação estética, presentes em leis e decretos relativos ao ensino, em orientações mais amplas sobre educação expressas em periódicos que debatiam as novas propostas pedagógicas, e em proposições relacionadas a conteúdos específicos, tais como desenho, canto/música e ginástica. Sem embargo da polissemia observada, verificamos que os significados das proposições de educação estética frequentemente convergiram sobre a necessidade de modificar os hábitos e costumes das crianças, elevá-los por meio da educação de seus corpos, seus sentidos e sensibilidades, segundo padrões tidos como mais belos, higiênicos e nacionalistas.

Palabras clave : educação estética; educação; renovação pedagógica; Minas Gerais.

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