SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27NEGOCIOS Y DIPLOMACIA CULTURAL EN LA EXPOSICIÓN INTERNACIONAL DE CINE EDUCATIVO DE 1939 EN ARGENTINA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, João Paulo Gama  y  CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. COM O MAR POR MEIO”: PATRIMONIALIZAÇÃO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS LUSO-BRASILEIRAS. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128695.  Epub 30-Ago-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128695.

O objetivo do artigo consiste em refletir sobre a constituição de espaços de memória em instituições educativas luso-brasileiras entre o final do século XX e início do XXI. Apresentamos exemplos de “lugares para lembrar” dos “restos” da escola instituídos na região Nordeste do Brasil e em Portugal, seguidos de algumas reflexões acerca dos desafios que se impõem ao patrimônio educativo. Existem práticas de patrimonialização escolar que atravessam o oceano e muitas outras específicas da singularidade da história de cada país, dialogando diretamente com as instituições educacionais que estabelecem as finalidades da memória na construção do passado salvaguardado e exposto. Se em Portugal, temos o destaque para os museus e trabalhos dos sujeitos das próprias escolas, no Nordeste do Brasil, cresce o número de memoriais da rede de institutos federais, além dos centros de memória e projetos vinculados aos grupos de pesquisa da área da História da Educação. O estudo aponta para a necessidade de uma maior troca de experiências, aprendizagens, erros e acertos ao lidar com o passado da escola, seja em redes internacionais, nacionais ou locais, que de alguma forma potencializem o debate sobre o lugar da escola do passado e do presente na constituição de uma sociedade mais democrática e cidadã.

Palabras clave : Espaços de memória escolar; História da Educação Luso-Brasileira; Patrimonialização escolar; Patrimônio Educativo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )