SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MODERNIZATIONS, MODERNITIES, AND MODERNISM IN REPUBLICAN BRAZIL IN THE EARLY 20th CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ALVES, Claudia. INTELECTUAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À PESQUISA E À ATUALIDADE EDUCACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128993.  Epub Oct 30, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128993.

O presente texto procura trazer elementos para a reflexão a respeito da crescente circulação da categoria “intelectuais” na pesquisa em História da Educação no meio acadêmico brasileiro. Na primeira parte, apresenta alguns indícios que marcam a emergência da temática e a importância que adquiriu nessa área de pesquisa, a partir da análise dos eixos temáticos norteadores dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Na segunda parte, concentra-se na operação historiográfica associada à utilização de categorias de análise da vertente da história dos intelectuais, enfocando alguns dos desafios que se apresentam ao pesquisador. Na terceira parte, aborda aspectos da possível contribuição dos resultados da pesquisa sobre intelectuais na História da Educação brasileira para os debates e desafios que se apresentam aos projetos democráticos de educação na atualidade.

Keywords : intelectuais; pesquisa histórica; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )