SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MODERNIZACIONES, MODERNIDADES Y MODERNISMOS EN EL BRASIL REPUBLICANO A PRINCIPIOS DEL SIGLO XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ALVES, Claudia. INTELECTUAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À PESQUISA E À ATUALIDADE EDUCACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128993.  Epub 30-Oct-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128993.

O presente texto procura trazer elementos para a reflexão a respeito da crescente circulação da categoria “intelectuais” na pesquisa em História da Educação no meio acadêmico brasileiro. Na primeira parte, apresenta alguns indícios que marcam a emergência da temática e a importância que adquiriu nessa área de pesquisa, a partir da análise dos eixos temáticos norteadores dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Na segunda parte, concentra-se na operação historiográfica associada à utilização de categorias de análise da vertente da história dos intelectuais, enfocando alguns dos desafios que se apresentam ao pesquisador. Na terceira parte, aborda aspectos da possível contribuição dos resultados da pesquisa sobre intelectuais na História da Educação brasileira para os debates e desafios que se apresentam aos projetos democráticos de educação na atualidade.

Palabras clave : intelectuais; pesquisa histórica; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )