SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Modernizações, Modernidades e Modernismos no Brasil Republicano de Início do Século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ALVES, Claudia. INTELECTUAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À PESQUISA E À ATUALIDADE EDUCACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128993.  Epub 08-Ago-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128993.

O presente texto procura trazer elementos para a reflexão a respeito da crescente circulação da categoria “intelectuais” na pesquisa em História da Educação no meio acadêmico brasileiro. Na primeira parte, apresenta alguns indícios que marcam a emergência da temática e a importância que adquiriu nessa área de pesquisa, a partir da análise dos eixos temáticos norteadores dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Na segunda parte, concentra-se na operação historiográfica associada à utilização de categorias de análise da vertente da história dos intelectuais, enfocando alguns dos desafios que se apresentam ao pesquisador. Na terceira parte, aborda aspectos da possível contribuição dos resultados da pesquisa sobre intelectuais na História da Educação brasileira para os debates e desafios que se apresentam aos projetos democráticos de educação na atualidade.

Palavras-chave : intelectuais; pesquisa histórica; História da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )