SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“Une autre manière d’enseigner”: las classes nouvelles francesas y su desbordamiento en Brasil en los años de 1950REVISTA ESCOLAR "O GIRAFINA" COMO RASTRO DE CULTURAS Y MEMORIAS ESCOLARES (MARAVILHA/SC - DÉCADAS DE 1970-1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RAMOS ZAMORA, Sara  y  RABAZAS ROMERO, Teresa. Patrimônio e educação. Salvaguarda e difusão da memória da escola nos Museus de Educação da Espanha. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128823.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128823.

Levando em conta as tendências historiográficas, memorialistas e museológicas do final do século XX e início do século XXI, há um crescente interesse pelo patrimônio cultural das escolas. Isso fez com que, nos últimos vinte anos, o patrimônio escolar se tornasse um instrumento fundamental para a contínua ressignificação e revalorização de culturas e identidades. Com base em pesquisa qualitativa e no uso do método histórico-educacional, este artigo analisa os processos de salvaguarda e disseminação do patrimônio histórico-educacional na Espanha. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo dos diferentes Museus de Educação, especificamente de sua organização, de suas formas de conservação dos objetos escolares e de suas práticas de difusão, concentrando essa análise especialmente no Museu Complutense de Educação. Como resultados mais destacados, podemos afirmar que o grande interesse pelos objetos materiais e imateriais da escola como objetos de memória promoveu a criação de uma cultura museológica em todo o país e a criação de inúmeros Museus de Educação como centros de memória educativa. Esses museus de educação têm como objetivo recriar a memória escolar de seu território ou região, o que lhes confere uma identidade própria. No entanto, observamos um componente transgeracional, pois eles refletem uma coincidência na reconstrução da escola por meio das mesmas fontes de patrimônio tangível e intangível. Da mesma forma, podemos ver como em todos eles o uso e a disseminação de objetos-impressões revelam alguns dos silêncios da intra-história da educação, condicionados mais pelas práticas de ensino do que pelas políticas educacionais promulgadas em determinados períodos de nossa história.

Palabras clave : Patrimônio histórico-educacional; memória escolar; museus educativos; objetos escolares tangíveis e intangíveis; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )