SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28REVISTA ESCOLAR "O GIRAFINA" COMO RASTRO DE CULTURAS Y MEMORIAS ESCOLARES (MARAVILHA/SC - DÉCADAS DE 1970-1980)Economía doméstica y reforma: el conocimiento alimentario en la formación escolar femenina durante el Régimen de Ibáñez (Chile, 1928-1931) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FERNANDES, Maria Nilvane  y  TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Sobre a história das práticas religiosas na socioeducação: a influência moderna das escolas cristãs, do século XVII, de Jean-Baptiste de La Salle. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e125773.  Epub 30-Mayo-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/125773.

Apresentamos uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho historiográfico, sobre a pedagogia implementada por Jean-Baptiste de La Salle (1651-1719) para o atendimento de adolescentes condenados pela justiça. Utilizamos como fontes, manuais pedagógicos e escolares produzidos no século XX, assim como os códigos e guias escritos por La Salle. O interesse pelo objeto de pesquisa está relacionado com a criação de uma das primeiras instituições para atendimento de infratores. O estudo se estrutura em cinco tópicos. Na introdução explicitamos informações atualizadas sobre o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs - La Salle. Em seguida, apresentamos as fontes da pesquisa. No terceiro momento, o contexto de produção da vida material em que a Congregação foi criada. Para finalizar, explicitamos como se dava a metodologia de atendimento dos jovens no início do século XVIII. A pesquisa concluiu que algumas práticas realizadas pelos Irmãos lassallistas naquele período, ainda são verificadas no contexto atual.

Palabras clave : História; Socioeducação; religião; La Salle.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )