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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
BOTO, Carlota; ROCHA, Juliano Guerra y ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. João Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e133542. Epub 30-Mayo-2024. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/133542.en.
Este artigo visa a compreender a história da escolarização no Brasil, na segunda metade do século XIX, especificamente nos aspectos do ensino da leitura e da escrita para crianças, a partir da análise de um impresso escolar escrito por João Vicente Martins, em 1854. Na Cartilha de leitura repentina, ou plágio do Método Castilho, Martins lançou-se no mercado editorial na tentativa de aproximar os ideários de dois precursores do debate acerca dos métodos para o ensino da língua materna: o francês Joseph Jacotot e o português António Feliciano Castilho. Tomando como fonte, sobretudo a imprensa periódica e as produções de Castilho e Martins, a análise empreendida se organizou a partir de dois principais aspectos: a biografia desse último autor e a materialidade de sua cartilha. Conclui-se que, embora anuncie a realização de um plágio do método Castilho, o trabalho empreendido por João Vicente Martins apresentou os seus ideários acerca da escolarização de crianças no contexto brasileiro.
Palabras clave : cartilha; ensino de leitura e escrita; Império brasileiro.












