SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Economía doméstica y reforma: el conocimiento alimentario en la formación escolar femenina durante el Régimen de Ibáñez (Chile, 1928-1931)De maestros laicos a Hermanas Catequistas Franciscanas (1955-1983): historia de una escuela rural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BOTO, Carlota; ROCHA, Juliano Guerra  y  ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. João Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e133542.  Epub 30-Mayo-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/133542.en.

Este artigo visa a compreender a história da escolarização no Brasil, na segunda metade do século XIX, especificamente nos aspectos do ensino da leitura e da escrita para crianças, a partir da análise de um impresso escolar escrito por João Vicente Martins, em 1854. Na Cartilha de leitura repentina, ou plágio do Método Castilho, Martins lançou-se no mercado editorial na tentativa de aproximar os ideários de dois precursores do debate acerca dos métodos para o ensino da língua materna: o francês Joseph Jacotot e o português António Feliciano Castilho. Tomando como fonte, sobretudo a imprensa periódica e as produções de Castilho e Martins, a análise empreendida se organizou a partir de dois principais aspectos: a biografia desse último autor e a materialidade de sua cartilha. Conclui-se que, embora anuncie a realização de um plágio do método Castilho, o trabalho empreendido por João Vicente Martins apresentou os seus ideários acerca da escolarização de crianças no contexto brasileiro.

Palabras clave : cartilha; ensino de leitura e escrita; Império brasileiro.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )