SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28El fundamento liberal de la educación democrática occidental: el legado pedagógico de Locke y RousseauLa autonomización del campo de investigación en la enseñanza de la historia en Brasil (1990-2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ORTIZ, Francisco Hernández. A formação de professores primários no Estado de San Luis Potosí no século XIX. México. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128261.  Epub 30-Ago-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128261.

O objetivo é apresentar a formação inicial de professores primários no estado de San Luis Potosí, México, no século XIX. Com base na História Social, limitada à História da Educação, com técnicas comparativas, os dados foram analisados ​​para fazer a reconstrução histórica. O eixo problematizador e articulador do trabalho: como foi a origem da formação dos professores primários no estado de San Luis Potosí ao longo do século XIX? Os achados mostram: a origem da formação docente na perspectiva Lancasteriana, base da educação pública e da formação docente; a transição entre a formação de professores com características religiosas e laicas; E durante o Porfiriato, em nível local em 1884 com uma reforma educacional com orientação teórico-política do positivismo.

Palabras clave : Formação de professores; Docência; Professores; Educação pública; Métodos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )