SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La formación de profesores de instrucción primaria en el estado de San Luis Potosí en el siglo XIX. MéxicoLa educación en enfermería en Sergipe: de la escuela profesional a la creación del curso de enfermería de la UFS (1949-1975) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SALDANHA, Rafael da Silva  y  COELHO, Mauro Cezar. A autonomização do campo de pesquisa em ensino de história no Brasil (1990-2022). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e130972.  Epub 31-Dic-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/130972.

Este artigo analisa a trajetória de autonomização do campo de pesquisa em Ensino de História no Brasil, tomando-se como referência a produção de teses do campo, entre 1990 e 2022. Argumentamos que esse processo nasce em um contexto pouco favorável à pesquisa científica, mas, depois, consolida-se em função das políticas públicas de expansão do ensino superior, a partir dos anos 2000. Identificamos, ainda, os principais agentes do campo que têm atuado nesse processo de autonomização no espaço dos Programas de Pós-Graduação, a saber: os professores orientadores das teses. A análise, mediada pelos conceitos de campo e capital, de Pierre Bourdieu, incidiu sobre um total de 222 teses levantadas junto ao banco de teses e dissertações da CAPES e, também, sobre os currículos lattes dos pesquisadores.

Palabras clave : Ensino de História; Campo; Autonomização; Pierre Bourdieu; Expansão Universitária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )