SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La autonomización del campo de investigación en la enseñanza de la historia en Brasil (1990-2022)La asignatura escolar de química en la provincia de Santa Catarina: década de 1850 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LIMA, Elizabete  y  ELIANA, Josefa. O ensino de enfermagem em Sergipe: da escola profissional à criação do curso de enfermagem da UFS (1949-1975). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e133506.  Epub 31-Dic-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/133506.

O objetivo foi descrever a trajetória histórica do ensino de enfermagem em Sergipe, um recorte entre 1949-1975. Períodos compreendidos entre o advento da Lei 775 que demarca a regulamentação do ensino de enfermagem no Brasil e o decreto de autorização da criação do Curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os pressupostos teóricos amparam-se na história cultural, onde prática e cultura social são constituídas. A metodologia foi a análise documental histórica, através de documentos textuais, e história oral, mediante a narrativa de uma egressa e uma professora. O artigo concluiu que o processo de profissionalização da enfermagem teve como fundamentação o advento da lei 775 e, no curso do aprimoramento das técnicas e práticas do cuidado em enfermagem, o campo científico é consolidado com a criação do curso de enfermagem da UFS.

Palabras clave : História da Educação; Ensino de Enfermagem em Sergipe; Universidade Federal de Sergipe.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )