Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
BERTO, Rosianny Campos y LAUFF, Rafaelle Flaiman. PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO EM CONTEXTO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS CAPIXABAS (1928-1937). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e137700. Epub 31-Dic-2024. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/137700.
O texto objetiva compreender processos de formação em serviço, focalizando o papel das mulheres nas iniciativas de reformulação educacional de base escolanovista no Espírito Santo, no período entre 1928 e 1937, marcadas pela implementação do Curso Superior de Cultura Pedagógica (CSCP) e pela realização do Congresso de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP). Toma como fontes relatórios da Secretaria de Instrução, jornais, mensagens de governo, relatórios de inspeção escolar e a Revista de Educação do Espírito Santo, examinadas de maneira indiciária (GINZBURG, 2003). Considera que o estudo dos processos de formação em serviço e de atuação profissional das professoras que frequentaram o CSCP colabora para problematizar não apenas o papel das mulheres na educação capixaba, mas, em escala ampliada, os processos e as políticas de formação docente que, nas décadas iniciais do século XX, se propunham a expandir e a “modernizar” a escolarização pública no Espírito Santo.
Palabras clave : formação em serviço; inovação pedagógica; professoras; Espírito Santo.












