SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PROCESOS DE FORMACIÓN EN SERVICIO EN EL CONTEXTO DE LA INNOVACIÓN PEDAGÓGICA: LA ACTUACIÓN DE PROFESORAS CAPIXABAS (1928-1937)La representación de la educación femenina en Assú (RN) a través de las líneas y entre las líneas del periódico Brado Conservador (1876 - 1881) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RAMOS, Géssica Priscila. O segundo grupo escolar de Campinas/SP e sua abrangência social: análise do perfil de atendimento (1912-1920). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e137886.  Epub 31-Dic-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/137886.

Este artigo aborda o perfil de atendimento do Segundo Grupo Escolar, Dr. Quirino dos Santos, e sua abrangência social. Por meio de análise documental, buscou-se identificar a profissão dos responsáveis pelas matrículas das crianças registrada nos Livros de Matrículas desse grupo até 1920. Foram localizadas 134 profissões que foram divididas em 4 categorias de análise: Trabalhadores Pobres; Trabalhadores das Camadas Médias; Elite; Indefinidas. Apesar de a presença das elites ter sido facilitada nesse espaço tendo em vista sua localização central no município, o Grupo Escolar foi predominantemente ocupado por filhos e filhas de trabalhadores pobres e das camadas médias - de domésticas à operários, de negociantes à lavradores e professores. Assim, ainda que oficialmente os resultados sejam irrisórios quanto ao papel dessa escola na democratização do ensino primário local, a atuação dos trabalhadores nessa direção foi simbolicamente significativa e importante com a persistente e contínua matrícula de suas crianças nesse Grupo.

Palabras clave : História da educação; Instituições de ensino; Acesso à escola; Arquivo escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )